As competências socioemocionais como suporte para o ensino remoto ou híbrido

por EQUIPE CLOE
Publicado em 5 de julho de 2021.

Compartilhar

A Nova Escola, blog que trata as temáticas de educação, trouxe desta vez, um diálogo sobre ‘’Adaptação: as competências socioemocionais como suporte para o ensino remoto ou híbrido’’. A matéria publicada em 23/06, destrincha as novas formas de ensinar e aprender que desafiam professores e estudantes. Neste sentido, a Cloe foi citada como a plataforma de aprendizagem ativa que condiz com a proposta descrita acima. 

Com o início da pandemia, os desafios se intensificaram. Para a professora de Educação Infantil, Sílvia Jericó, conta que ao trabalhar as competências socioemocionais com sua turma de 4 anos da Escola Municipal Bento Freire de Souza, o benefício ao longo da pandemia foi visível, porque estamos todos em processo de adaptação a uma nova rotina. Sua escola utiliza a Cloe e Silvia diz ter descoberto a importância da tecnologia no avanço da aprendizagem.

“Cada vez mais descobrimos a importância da tecnologia no avanço da aprendizagem, e investimos em metodologias ativas que colocam os alunos no centro.’’  – Comenta a professora

“Essas atividades desenvolvem várias características, com destaque para a criatividade e a autonomia. Tudo isso, claro, com o acompanhamento do professor, para que se dê de forma efetiva e significativa.’’ – Completa Sílvia 

De acordo com Letícia Lyle, mestre em currículo e competências socioemocionais pela Columbia University e co-fundadora da Cloe, essas novas metodologias de trabalho  fazem os estudantes olharem ao seu redor, interagirem e se questionarem: “O mais importante de tudo, pensando em metodologia ativa, é que a aprendizagem precisa estar no centro de todos os processos”, sintetiza a especialista.

Leia a matéria completa no site da Nova Escola

Compartilhar

Embarque
nessa também!

A Era da Aprendizagem Ativa começou e há muito para se descobrir. Vamos?