Aprendizagem Ativa: o mundo mudou e a aprendizagem também

por EQUIPE CLOE
Publicado em 10 de dezembro de 2021.

Compartilhar

Vivemos em um momento único. Nunca antes, na história da humanidade, se avançou tanto em tão pouco tempo. E quando o assunto é tecnologia e informação, a rapidez é ainda maior. Estima-se que a quantidade de informação presente em um jornal impresso de hoje equivale à quantidade de informação recebida por uma pessoa durante um ano inteiro há duzentos anos.

Mais avanços e mais informações, resultam também em mais distrações. Um estudo desenvolvido pela Microsoft aponta que o tempo médio de atenção de um adulto em qualquer atividade diária é de oito minutos e o de uma criança varia entre três e cinco. Isto posto, surge uma grande questão: tendo em vista que a metodologia de ensino tradicional, que há mais de cinquenta anos predomina em nosso país, propõe uma média de cinquenta minutos por aula, com os estudantes sentados somente ouvindo o professor falar, como manter a atenção deles durante os outros quarenta e cinco minutos que restam?

Por mais complexa que possa parecer, a solução para este problema encontra-se em uma simples palavra: engajamento. A ciência da aprendizagem comprova que, quando engajados, os estudantes aprendem 90% mais. Por isso, ele é a base da Aprendizagem Ativa, uma metodologia que coloca o estudante como protagonista e coautor do processo de aprendizagem, trabalhando o saber na prática e estimulando a buscar pelo conhecimento através da proatividade, autonomia, criatividade, autoconfiança, raciocínio lógico e do pensamento crítico.

Nesse contexto, a Aprendizagem Ativa se mostra como uma das alternativas pedagógicas mais eficientes da atualidade, garantindo que os estudantes deixem a decoreba de lado e vejam sentido naquilo que estudam. Afinal, com o mundo que se transforma a cada segundo e pede para nos adaptarmos com a mesma velocidade, já não faz sentido decorar conceitos e fórmulas que, muito em breve, estarão obsoletas e esquecidas em uma antiga apostila escolar qualquer.

Compartilhar

Embarque
nessa também!

A Era da Aprendizagem Ativa começou e há muito para se descobrir. Vamos?

Fale
com
a
Cloe