Digitalização do ensino: um processo acelerado pela pandemia

Equipe Cloe Publicado em 2 de março de 2021
Vídeoaulas são importante recursos digitais educacionais nesse momento de aulas remotas. Foto: Reprodução.

Escolas, redes e sistemas de ensino de todo o Brasil já caminhavam no processo de digitalização do ensino quando a pandemia chegou. Agora, é o momento de consolidação.

Há praticamente um ano, escolas de todo o Brasil passaram a viver um grande desafio: manter os alunos em casa e continuar promovendo o ensino e a aprendizagem. O ano de 2020 potencializou um movimento já em curso: a digitalização do ensino. Isso significa trazer cada vez mais recursos digitais para a sala de aula – em alguns casos, apenas eles – para promover uma aprendizagem pautada na tecnologia e aderente às novas tendências globais, bem como ao comportamento das novas gerações e ao desenvolvimento de habilidades necessárias para os tempos atuais.

[…] diversas empresas surgiram para fortalecer esse movimento de digitalização do ensino. Uma dessas experiências é a Cloe, uma plataforma educacional que propõe a instituições públicas e privadas deixarem de lado o modelo educacional tradicional baseado somente em uso de livros físicos e de cima para baixo, ou seja, com professor direcionando conteúdos para os alunos. […]

O que estamos fazendo de diferente hoje é aquilo que sabemos que é necessário na educação da nova geração: o estudante aplica os conteúdos na resolução de problemas da vida real junto com outros estudantes, ao invés de apenas aprender conteúdos sozinho – e o professor atua como um facilitador desse processo”, comenta Fernando Shayer, mestre em educação pela Universidade de Columbia e fundador da Cloe.  […]

 

Confira a matéria completa aqui!

 

 

Compartilhe conhecimento:
Acompanhe novos conteúdos

Vire a chave da educação! Inscreva-se e acompanhe conteúdos exclusivos feito por nossos especialistas para você educador. Aprendizagem ativa, metodologias ativas, propostas de atividades, novas tecnologias educacionais e muito mais.

    Fale
    com
    a
    Cloe