Professores vão liderar a revolução da aprendizagem nas escolas

Equipe Cloe Publicado em 13 de abril de 2021

 

Em 17 de abril, mais de 20 mil profissionais da educação do mundo todo irão se reunir para reconhecer o papel fundamental dos professores no desenvolvimento de soluções digitais e educacionais para a crise da pandemia no primeiro Teacher Tech Summit da T4 Education.

A pandemia da COVID-19 desencadeou a maior crise mundial na profissão docente. Segundo a Coalizão Global de Educação da UNESCO, desde o início da pandemia, cerca de 63 milhões de professores do ensino primário e secundário foram afetados por restrições que obrigaram as escolas a fechar parcial ou totalmente.

Para muitos desses educadores, as tendências em aprendizagem remota foram drasticamente aceleradas, enquanto as escolas iam adotando e adaptando novas práticas para garantir que seus alunos continuassem a receber educação de alta qualidade.

A ruptura e a mudança rápida resultantes provocaram uma revolução digital global, com os professores na linha de frente, incorporando novas ferramentas e descobrindo novos métodos para dar aulas. Durante a pandemia, também houve uma explosão de professores compartilhando suas melhores práticas e promovendo mais inovação e criatividade por meio da colaboração informal.

Embora a pandemia tenha imposto grandes desafios, a crise oferece uma oportunidade para transformar e repensar a educação, com os professores liderando a revolução da aprendizagem.

O Teacher Tech Summit da T4 vai reunir educadores de todo o mundo, e foi planejado para oferecer uma plataforma de transmissão dos conhecimentos desses profissionais e suas experiências usando de tecnologias educacionais. O evento abordará os seguintes temas:

  • Como projetar a aprendizagem para ambientes híbridos
  • Como envolver os alunos on-line
  • Como criar um bom conteúdo digital
  • Como avaliar a aprendizagem on-line
  • Como garantir que ninguém seja deixado para trás na aprendizagem on-line

Os participantes terão a oportunidade de ouvir professores pioneiros de linha de frente, que lideraram a revolução digital em suas escolas, além de líderes mundiais renomados, como o Diretor da Direção da Educação e Competências da OECD, Andreas Schleicher; Dra. Sara Hennessy, da Universidade de Cambridge; e Ross Morrison McGill, fundador e CEO da Teacher Toolkit.

A T4 considera que os professores serão a chave para que a educação global se recupere da crise. Durante o evento, a T4 também lançará uma pesquisa global abrangente, a primeira desse tipo, que vai aprender diretamente com professores de linha de frente do mundo todo sobre suas experiências profissionais no último ano e sobre como se mobilizaram para superar os inúmeros desafios gerados por esse período de incertezas.

O evento é gratuito e acontecerá on-line no dia 17 de abril, sábado, das 9h às 12h (horário de Brasília). A T4 Education transmitirá o evento ao vivo, em inglês, com legendas em árabe, bengali, espanhol, francês, hindi, malaio, português, russo, sérvio e urdu. Para se inscrever, acesse o link.

Vikas Pota, Fundador da T4 Education:

“O último ano foi uma jornada incrível para professores no mundo todo. Esses profissionais saíram rapidamente de uma situação com restrições que causaram grandes incertezas e agora usam a tecnologia de formas inovadoras para entregar resultados educacionais fantásticos, alinhados aos desejos de seus alunos e escolas.

No geral, notamos uma colaboração surpreendente entre colegas professores em todos os países, desempenhando o papel de protagonistas ao criar soluções para os desafios sem precedentes que precisaram superar. Os resultados não são apenas benéficos para milhões de crianças e comunidades inteiras, mas também para a profissão.

No entanto, boa parte desse trabalho é informal. Nosso evento Teacher Tech Summit foi desenvolvido especificamente para disponibilizar uma plataforma para os professores compartilharem, com um público internacional, o conhecimento que obtiveram no último ano e suas técnicas.

Assim, podemos, juntos, exibir o maravilhoso trabalho dos professores e compartilhar melhores práticas para apoiar a comunidade global.

Se você é professor, junte-se a nós e a mais de 20 mil educadores no dia 17 de abril para aprender com os melhores profissionais, professores como você.”

Fernando Shayer, Fundador e CEO da Camino Education:

“A pandemia causou uma grande ruptura na educação, e os professores brasileiros tiveram de adotar e personalizar as novas tecnologias e práticas para continuar oferecendo os melhores padrões de educação.

Durante toda a crise, nossos professores têm usado nossa plataforma de aprendizagem, a Cloe, para superar os inúmeros desafios, sendo os condutores de uma nova era de inovação e criatividade impressionante.

Sempre buscamos promover momentos para que nossos professores compartilhem suas experiências, e o Teacher Tech Summit da T4 será uma ótima oportunidade para que divulguem seus conhecimentos a um público internacional de colegas e para evidenciar sua dedicação em entregar os melhores resultados. Estamos muito animados em ver professores do mundo todo se reunindo e compartilhando as melhores ideias e práticas.”

Ross Morrison McGill, Fundador e CEO da Teacher Toolkit:

“Tenho conversado com vários professores no mundo todo, conhecendo suas experiências e como equilibraram suas cargas de trabalho com a mudança do ensino e aprendizagem presencial para on-line.

Ficou muito claro, pelo meu trabalho, que o mundo precisa de professores. Embora a profissão tenha sido afetada pela crise, estou otimista com a quantidade de iniciativas digitais conduzidas por professores que estão produzindo ótimos resultados.

A partir de uma simples conversa, boas ideias podem vir à tona. Reunir pessoas apaixonadas por educação e tecnologia educacional é essencial. A T4 traz os professores de volta à frente dessas conversas e permite melhor acesso à informação àqueles que apoiam as escolas.”

Alberto e Mario Herraez Velazquez, os eTwinz:

“Como professor e defensor da aprendizagem digital, fiquei admirado com o ritmo de transformação no último ano. A profissão docente deixou de ter pouca experiência em tecnologia educacional para se tornar elemento-chave no planejamento, preparação e realização das aulas.

O uso de soluções da tecnologia educacional e aprendizagem digital, necessário na pandemia, servirá para beneficiar professores, escolas e alunos em todo o mundo no futuro.

Espero poder compartilhar, com o público internacional participante do evento, as práticas de ensino e aprendizagem que meu irmão e eu desenvolvemos.”

Matt Granados, Professor de Educação Especial do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Swiss Cottage School:

“Colegas educadores no mundo todo são incrivelmente adaptáveis, criativos e resilientes às mudanças que encontram no dia a dia.

Esse ano que passou evidenciou como esses profissionais são inovadores, utilizando tecnologia para superar situações até então inimagináveis. Com originalidade e motivação constante para aprimorar os alunos, não importa a circunstância, a tecnologia educacional é fundamental.

Esse evento inspirador reúne nossa comunidade global para celebrar o impacto que as equipes de ensino causaram nos alunos. É de suma importância trocar ideias valiosas usando a tecnologia educacional.”

Dra. Sara Hennessy, Codiretora do EdTech Hub:

“Foi um ano incrível e turbulento para professores no mundo todo, com uma aceleração espantosa do uso da tecnologia digital na educação. No EdTech Hub, trabalhamos incansavelmente com nossos parceiros para explorar formas de enfrentar os desafios e injustiças no acesso a dispositivos e conectividade evidenciados pela pandemia, seja em países de alta, média ou baixa renda. Vimos escolas empregando criativamente uma diversidade de ferramentas de baixa e alta tecnologia, oferecendo uma dose de esperança às possibilidades de garantir o desenvolvimento de alunos globalmente. Para isso, os professores e seu desenvolvimento profissional são cruciais.

Esse evento é de vital importância, porque demonstra o importante papel dos professores na adoção da tecnologia. Ao compartilhar práticas criativas com colegas no mundo todo, continuaremos o desenvolvimento, nos concentrando em não deixar ninguém para trás.”

John Baker, CEO da D2L:

“A aprendizagem é o que nos desenvolve em qualquer sociedade; e continua ecoando por várias gerações. A D2L tem orgulho em apoiar a T4 ao celebrar esses educadores que desenvolvem seus alunos todos os dias, e continuaremos construindo a melhor plataforma tecnológica para ajudá-los a criar as jornadas de ensino de maior impacto.”

Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann:

“A pandemia representou uma ameaça séria à educação no mundo todo, principalmente para os estudantes mais vulneráveis.

No todo, os professores têm sido fundamentais para adaptar a oferta de educação on-line. Tenho orgulho das inúmeras iniciativas das quais a Fundação Lemann participa, apoiando professores e estudantes.

O resultado são diversas colaborações inspiradoras entre os professores e a tecnologia, criando soluções para superar os desafios. Estou animado para divulgar essas iniciativas com outros participantes no Teacher Tech Summit da T4 Education.”

  

Nota ao editor

  1. A T4 Education é uma organização global que se compromete em oferecer ferramentas, iniciativas e eventos envolventes para que os professores possam aprimorar a educação. Acreditamos no poder da comunidade e nos efeitos de rede que surgem ao reunir professores e escolas. Queremos também dar destaque ao ótimo trabalho visto nas salas de aula em todo o mundo. Para mais informações sobre a T4 Education, acesse o link.
  2. Para conhecer as novidades do evento acesse nossas redes sociais: Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.
  3. Para mais informações sobre o Teacher Tech Summit da T4, entre em contato com a T4 Education pelo e-mail hello@t4.education. Você também pode entrar em contato com Breon Finch pelo e-mail bf@breonpr.com ou telefone (+44) 7710 778105.
  4. A D2L e a Fundação Lemann são patrocinadoras desse evento.
  5. Acesse a Pesquisa Global T4 Teachers & Tech em: https://surveyhero.com/c/5384bb09
Compartilhe conhecimento:
Acompanhe novos conteúdos

Vire a chave da educação! Inscreva-se e acompanhe conteúdos exclusivos feito por nossos especialistas para você educador. Aprendizagem ativa, metodologias ativas, propostas de atividades, novas tecnologias educacionais e muito mais.

    Fale
    com
    a
    Cloe